
Mudanças no calendário
Nesse último sábado (23), a CBF anunciou alterações no calendário de 2025, incluindo novas datas para o término do Brasileirão e para a final da Copa do Brasil. O ajuste visa beneficiar um possível representante brasileiro na Copa Intercontinental da Fifa, em dezembro.
As mudanças causaram repercussão entre os clubes brasileiros. Enquanto o Flamengo demonstrou insatisfação com o novo cronograma da entidade, o Palmeiras adotou postura favorável e manifestou apoio à Confederação Brasileira de Futebol.
O time Rubro-Negro quem mais criticou a mudança da CBF. A diretoria afirma que a nova agenda reduz muito o tempo de descanso e de treinamentos da equipe. Antes, a equipe teria cinco semanas livres após a eliminação precoce na Copa do Brasil; agora, esse período foi encurtado para apenas uma semana.
Abel elogia CBF por decisão
Em entrevista coletiva nessa última segunda-feira (25), após a vitória do Palmeiras sobre o Sport, o técnico Abel Ferreira elogiou a CBF pela decisão de alterar o calendário do futebol brasileiro. O comandante do Alviverde apontou a mudança como ‘a melhor’ para o futebol brasileiro.
“Dar os parabéns… Há 5 anos estou aqui e várias vezes critiquei a CBF porque era preciso fazer o que ninguém quer, mexer onde ninguém quer. Decisões difíceis tornam a vida fácil no futuro.“, iniciou Abel Ferreira sobre as alterações nas datas.
“Dar os parabéns pela decisão difícil mas que vai tornar, não a vida do Palmeiras melhor, mas o futebol brasileiro melhor… não de 1 ou 2 clubes, mas dos 20 clubes. Decisão difícil, que vai tornar, no presente e no futuro, o futebol brasileiro melhor“, completou o técnico.

Jose Boto diretor tecnico do Flamengo. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Mudanças no calendário
A principal mudança no calendário do Brasileirão Betano envolve as rodadas 27 a 38, que agora terão início antes do previsto, antecipando o fim do torneio para 7 de dezembro, duas semanas antes da data original, que seria apenas no dia 21.

Veja também
Flamengo de Filipe Luís toma atitude contra decisão da CBF de mudar o calendário e envia nota pedindo revisão imediata
Com isso, o término da Copa do Brasil também foi adiado, passando do dia 9 de novembro para 21 de dezembro. Além disso, o sorteio do mando das finais será realizado em 10 de dezembro, coincidindo com a ida da semifinal da competição.