Press ESC to close

CBF toma decisão importante sobre a Libertadores e informa a Conmebol de imediato

Qual motivo da decisão? 

A Confederação Brasileira de Futebol vem trabalhando com objetivo de uma remodelação do calendário, onde pretende a retirada de clubes nacionais da pré-Libertadores para aliviar o excesso de jogos.  

CBF busca acordo com a Conmebol visando a Libertadores
© Getty ImagesCBF busca acordo com a Conmebol visando a Libertadores

Além disso, pretende redistribuir as datas entre as outras competições. Durante entrevista ao videocast Toca e Passa, da Globo, o presidente da CBF Samir Xaud revelou sobre o acordo.  

“A gente tem uma conversa com a Conmebol a respeito das nossas datas de pré-Libertadores”. Atualmente o Brasil tem sete representantes na competição, onde são divididos em duas formas.  

Como está dividida? 

Cinco avançam diretamente para a fase de grupo, quatro pelo Brasileirão Betano e um via Copa do Brasil. Além disso, dois conquistam a vaga pela pré-Libertadores. Com isso, nos últimos seis anos consecutivos, o país emplacou um oitavo representante pela vaga do atual campeão.  

Presidente da CBF quer reduzir calendário – Foto: Buda Mendes/Getty Images

Presidente da CBF quer reduzir calendário – Foto: Buda Mendes/Getty Images

O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que nas últimas edições, o chaveamento da pré-Libertadores colocou os dois times do futebol nacional para enfrentarem na 3ª fase, o que acabou impedindo de forma automática que os dois clubes fossem para a fase de grupos.  

Será a melhor opção? 

Na última temporada, em 2024, o Botafogo avançou ao eliminar o Red Bull Bragantino. Já que este ano a queda precocemente do Corinthians impediu o duelo nacional diante do Bahia.  

Neymar toma decisão sobre Sampaoli e apoia retorno do treinador ao Santos; negociação está em andamento

Veja também

“Se você parar para analisar, na pré-Libertadores tem sido brasileiro contra brasileiro, né? Então, praticamente a gente tem uma vaga direta. É em cima disso que estamos conversando”, apontou o presidente da CBF.  

Source link