
Chico da Costa estreou com o pé direito no Mirassol. Reforço contratado durante a paralisação do Campeonato Brasileiro de 2025 para a Copa do Mundo de Clubes.
O atacante de 30 anos precisou de apenas 14 minutos em campo para deixar sua marca e garantir o empate com o Palmeiras, no Allianz Parque, que aconteceu na última quarta-feira (16).
Homem do gol
O gol marcado diante do atual campeão brasileiro reacendeu a esperança do clube em encontrar, enfim, um homem-gol desde a saída de Dellatorre, no fim de 2024. Desde então, a equipe vinha sofrendo com a falta de um centroavante que assumisse a titularidade de forma consistente.
Chico entrou aos 12 minutos do segundo tempo no lugar de Yago Felipe, pouco depois do Verdão abrir o placar. Aos 26, aproveitou escorada de João Victor na pequena área e finalizou para o fundo das redes de Weverton, garantindo a invencibilidade do Leão contra os três grandes paulistas no primeiro turno: antes, o Mirassol já havia vencido São Paulo e Corinthians.
Nome novo, mas rodado
Apesar de pouco conhecido no cenário nacional, Chico da Costa tem currículo expressivo no exterior. Ele não atuava no futebol brasileiro desde 2017, quando deixou o São José-RS para defender o Juárez, no México. Desde então, brilhou no futebol sul-americano, com destaque para suas passagens por Sol de América (PAR), Bolívar (BOL) e Cerro Porteño (PAR).
Segundo levantamento do Globo Esporte, o atacante soma cerca de 70 gols em menos de 150 partidas por esses clubes, com média próxima de um gol a cada duas partidas. A negociação para trazê-lo ao Mirassol envolveu esforço do executivo Paulinho, que precisou lidar com constantes mudanças na pedida financeira do clube paraguaio.
Carência antiga no ataque
A estreia com gol pode ser o início de uma nova fase no setor ofensivo do Mirassol, que não conta com um centroavante fixo desde a saída de Dellatorre, artilheiro da campanha histórica do acesso à Série A, com 17 gols em 2024.

SP – MIRASSOL – 05/11/2024 – BRASILEIRO B 2024, MIRASSOL X CORITIBA – Dellatorre jogador do Mirassol comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Coritiba no estadio Jose Maria de Campos Maia pelo campeonato Brasileiro B 2024. Foto: Pedro Zacchi/AGIF
Desde então, o clube tentou soluções no elenco, como Léo Gamalho, Rafa Silva e Cristian, mas nenhum conseguiu se firmar. Apenas Cristian esteve relacionado na partida contra o Palmeiras.

Veja também
Onde assistir a Mirassol x Santos ao vivo: horário, canal e escalações
Léo Gamalho, por exemplo, não atua desde o Paulistão. Após se recuperar de lesão, o atacante sequer voltou a ser relacionado. Rafa Silva também teve participação limitada em 2025, com poucos minutos em campo, uma lesão muscular e uma suspensão que o afastou das primeiras rodadas do Brasileiro.
Próximo compromisso
Com 18 pontos e ocupando a 11ª colocação no Campeonato Brasileiro, o Mirassol volta a campo neste sábado (19), às 18h30, para enfrentar o Santos no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião. A expectativa é que Chico da Costa ganhe ainda mais espaço entre os titulares após o bom início com a camisa auriverde.