
Mudança estratégica no radar
O astro Lionel Messi pode estar planejando uma reviravolta em sua carreira. Segundo o jornalista Esteban Edul, da ESPN Argentina, o camisa 10 da seleção argentina avalia seriamente a possibilidade de trocar o Inter Miami por um clube de uma liga mais competitiva já no início de 2026. A motivação? Chegar em plena forma à Copa do Mundo do mesmo ano, onde pode protagonizar sua última dança com a seleção nacional.
O contrato de Messi com a equipe norte-americana vai até o fim de 2025, mas as tratativas para renovação estariam atualmente congeladas. Isso reforça a hipótese de uma mudança de ares antes do maior torneio de seleções do planeta, que será realizado justamente nos Estados Unidos, México e Canadá.
Aos 38 anos, Messi sabe que o tempo é um fator determinante. Por isso, a decisão de buscar uma competição de nível mais elevado tem como objetivo prepará-lo física e tecnicamente para o Mundial. A expectativa é de que ele possa disputar os primeiros meses de 2026 em ritmo mais intenso, algo que a Major League Soccer, em comparação com outras ligas, não oferece da mesma forma.
Apesar das especulações, isso não significa que o retorno à Europa seja certo. O desejo do craque é, acima de tudo, elevar o nível de competitividade. Isso abre o leque para diferentes mercados interessados em contar com o talento do argentino, mesmo que por um curto período.
Newell’s Old Boys: sonho distante?
Entre os torcedores, há quem ainda alimente a esperança de ver Messi encerrando sua carreira no Newell’s Old Boys, clube pelo qual ele nutre carinho desde a infância. No entanto, a realidade da liga argentina pode jogar contra esse desejo. O próprio nível técnico e estrutural do campeonato nacional não se alinha com o objetivo de Messi neste momento crucial da carreira.
Messi jamais atuou profissionalmente pelo Newell’s, embora tenha iniciado sua trajetória nas categorias de base do clube. A ligação emocional é forte, mas o foco competitivo fala mais alto. A busca por uma liga que proporcione desafios reais parece ser a prioridade absoluta.

ATLANTA, GEORGIA – JUNE 29: Lionel Messi #10 of Inter Miami CF reacts during the FIFA Club World Cup 2025 round of 16 match between Paris Saint-Germain and Inter Miami CF at Mercedes-Benz Stadium on June 29, 2025 in Atlanta, Georgia. (Photo by Alex Grimm/Getty Images)

Veja também
Messi desabafa após eliminação no Mundial de Clubes em PSG x Inter Miami: “Foi o que a gente esperava”
O mundo de olho no camisa 10
Diante desse cenário, o mercado internacional já começa a se movimentar. Clubes de diversas partes do mundo devem monitorar os próximos passos do craque argentino, que continua sendo uma das figuras mais influentes do futebol mundial. A possibilidade de contar com Messi em uma reta final de carreira, com fome de título e preparação intensa para uma Copa, é tentadora.