
Kaio Jorge vive grande fase no Cruzeiro
Convocado pela primeira vez por Carlo Ancelotti para os jogos das Eliminatórias da Copa de 2026, contra Chile e Bolívia, Kaio Jorge chega à Seleção Brasileira em excelente momento.
O atacante do Cruzeiro soma 20 partidas e 15 gols só no Brasileirão de 2025, além de cinco assistências. Desde que chegou ao clube em 2024, já disputou 53 jogos, balançou as redes 25 vezes e distribuiu sete passes decisivos.
Os números impressionam: participação direta em gol a cada 97 minutos, 84 finalizações no período (36 delas certas) e uma média Sofascore de 7.28, consolidando o jovem como um dos destaques da Série A.
A comparação com Richarlison
O desempenho de Kaio Jorge não passou despercebido quando comparado a Richarlison. O atacante do Tottenham, figura frequente nas últimas convocações, ficou de fora desta vez. Na temporada europeia, o brasileiro soma 24 jogos, com cinco gols e duas assistências.
Segundo dados do StatMuse e do FBref, Richarlison registra cerca de 0,90 participações diretas em gols por 90 minutos, um número expressivo dentro da Premier League.
No entanto, quando a análise se volta para a frequência em que cada jogador balança as redes, Kaio leva a melhor: precisa de 118 minutos para marcar, enquanto o camisa 9, do Tottenham necessita de 124,8. Isso significa que o atacante do Cruzeiro é cerca de 6% mais eficiente que o ex-camisa 9 da Seleção.
Pedro segue à frente na disputa
Se por um lado Kaio Jorge supera Richarlison em agilidade para decidir partidas, por outro ainda está distante de Pedro, centroavante do Flamengo. Em 2025, o camisa 9 rubro-negro acumula 27 jogos, 12 gols e quatro assistências, além de já ter 10 jogos e cinco gols pela Seleção em passagens anteriores.
Pedro tem média impressionante: marca um gol a cada 65,4 minutos, desempenho quase 80% mais rápido que o artilheiro cleslete. Apesar de não ter sido chamado para os últimos compromissos de Carlo Ancelotti, o atacante flamenguista segue sendo uma das principais referências da posição no Brasil.
Olho nos próximos desafios da Seleção
Com esse cenário, Ancelotti terá à disposição atacantes de estilos e eficiências distintas para os próximos compromissos da Seleção Brasileira. Em outubro, o Brasil encara a Coreia do Sul no dia 10, às 13h (horário espanhol), em Seul, e depois enfrenta o Japão no dia 14, às 12h30, em Tóquio.

Veja também
Luciano Juba, do Bahia, tem convocação para a seleção brasileira pedida por Vampeta