
Brasil em minoria na Liberta!
A Copa Libertadores terá, em 2025, um cenário incomum para os torcedores brasileiros. Pela primeira vez desde 2018, os clubes do país não são maioria nas quartas de final.
Apenas os times do Palmeiras, Flamengo e São Paulo seguem vivos na competição, após as quedas de Botafogo e Fortaleza diante de LDU e Vélez Sarsfield, respectivamente.
Eliminações de Botafogo e Fortaleza derrubam hegemonia brasileira
Segundo levantamento do jornal O Globo, o contraste com os últimos anos é evidente. Entre 2019 e 2024, os brasileiros dominaram esta fase, chegando a colocar cinco representantes em três temporadas diferentes (2021, 2022 e 2024).
Em 2020, houve equilíbrio com os argentinos, mas nunca uma desvantagem como a atual. Agora, os hermanos voltam a liderar em número: Estudiantes, Racing, Vélez e River Plate formam o quarteto argentino entre os oito melhores, além do equatoriano Independiente del Valle, que completa a lista.

RS – PORTO ALEGRE – 20/08/2025 – COPA LIBERTADORES 2025, INTERNACIONAL X FLAMENGO – Leo Pereira jogador do Flamengo comemoram vitoria ao final da partida contra o Internacional no estadio Beira-Rio pelo campeonato Copa Libertadores 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
A última vez em que o Brasil entrou nas quartas sem maioria foi em 2018. Na ocasião, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro se juntaram a quatro argentinos e um chileno.
O desfecho acabou sendo de domínio portenho: River Plate e Boca Juniors eliminaram os brasileiros e fizeram a final em Madrid, com título para os Millonarios. Desde então, ao menos um clube brasileiro sempre esteve na decisão — e todos os títulos ficaram no país.

Veja também
Marlon Freitas recebe críticas após cometer pênalti em derrota do Botafogo na Libertadores
Confrontos das quartas de final da Libertadores
Os duelos das quartas de final da Conmebol Libertadores estão definidos: o Palmeiras encara o River Plate; São Paulo e LDU; Racing (Argentina) e Vélez Sarsfield (Argentina); e Estudiantes (Argentina) x Flamengo.
Os jogos serão disputados nas semanas de 17 e 24 de setembro, mas a tabela com horários ainda não foi divulgada. As quatro equipes que passarem dessa etapa da competição vão disputar as semifinais nas semanas dos dias 22 e 29 de outubro. A grande final, em jogo único, será em Lima, no Peru, em 29 de novembro.