
Início da confusão
O jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Independiente e Universidad de Chile, em Avellaneda, terminou de forma trágica nesta quarta-feira. A partida precisou ser suspensa no início do segundo tempo após uma confusão generalizada nas arquibancadas, que deixou torcedores ensanguentados e provocou pânico no estádio.
O incidente começou ainda no intervalo, quando parte da torcida chilena começou a incendiar objetos e arremessar cadeiras em direção aos setores do Independiente. O segundo tempo teve início, mas a arbitragem rapidamente interrompeu o jogo após apenas dois minutos devido o aumento da confusão.

U De Chile v Independiente pela Sul-Americana. Foto: Marcelo Hernandez/Getty Images
Alguns torcedores argentinos entraram no campo para se proteger, enquanto pedras e barras de ferro eram atiradas pelos chilenos. Depois da paralisação, a situação piorou: a maior parte da torcida visitante saiu, mas membros das organizadas do Independiente invadiram o setor onde ainda havia torcedores chilenos.
Vídeos nas redes sociais mostram cerca de 100 torcedores do Independiente cercando menos de 20 chilenos e usando pedaços de ferro para agredi-los. Alguns foram obrigados a tirar roupas, que foram penduradas nos alambrados. Pelo menos dois torcedores do Universidad de Chile chegaram a cair da arquibancada cercados pelos rivais.
Conmebol suspende partida
O meia chileno Felipe Loyola, do Independiente, chegou a circular pelo gramado tentando localizar familiares que estavam presentes no estádio. A partida estava empatada em 1 a 1 quando foi interrompida. No jogo de ida, a Universidad de Chile havia vencido por 1 a 0.
A partida permaneceu interrompida por mais de uma hora, até que a Conmebol decidiu suspender oficialmente o jogo. Em comunicado, a Conmebol anunciou que o confronto no estádio Libertadores de América não será retomado e decidirá fora de campo o resultado do duelo.
“Procede-se o cancelamento do jogo, e o caso será direcionado aos órgãos judiciais da Conmebol para futuras determinações. Toda a informação dos fatos ocorridos dentro e fora do estádio será enviada à Comissão Disciplinar da confederação”, disse a Conmebol em nota.
Mortes e feridos
Cerca de 350 torcedores da Universidad de Chile foram detidos pela polícia argentina, segundo o TyC Sports. Ainda não há confirmação de mortes, nem números precisos de feridos. As vítimas foram levadas ao Hospital Fiorito, em Avellaneda, e relatos extraoficiais indicam que alguns chegaram em estado grave.

Veja também
Fluminense chega a R$ 11,2 milhões em premiação com desempenho na Copa Sul-Americana
O embaixador do Chile na Argentina, José Antonio Viera-Gallo, informou que dois torcedores passaram por cirurgias delicadas na cabeça devido aos ferimentos sofridos durante a confusão.