
SBT quer tirar a Libertadores da Globo a partir de 2027
A Globo, atual detentora dos direitos de transmissão da Copa Libertadores na TV aberta, pode deixar de ser a única emissora com sinal aberto a exibir o principal torneio de clubes do continente a partir de 2027. De acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, do portal F5, o SBT avisou à Conmebol que fará uma proposta oficial para recuperar os direitos da competição.
O movimento reacende a concorrência pelos torneios sul-americanos. O SBT transmitiu a Libertadores entre 2020 e 2022, período em que registrou boa audiência com jogos de clubes como Flamengo e Palmeiras. Agora, quer voltar a investir pesado no futebol e vê a Libertadores como uma peça central para ampliar o espaço do esporte em sua grade.
A emissora da família Abravanel também planeja renovar os direitos da Copa Sul-Americana, outro produto da Conmebol que costuma entregar bons índices de audiência, sobretudo em partidas envolvendo clubes populares como Corinthians, São Paulo e Vasco. Tiago Leifert assumiu como principal narrador do canal.
Globo tenta manter hegemonia; Record também no páreo
Desde 2023, a Globo retomou os direitos da Libertadores, retomando uma hegemonia que havia sido interrompida por questões contratuais e financeiras. Agora, busca renovar o contrato para o próximo ciclo, que vai de 2027 a 2030. As conversas serão conduzidas ao longo deste semestre pela FC Diez Media, agência responsável por negociar os direitos comerciais da Conmebol.
Apesar da liderança consolidada na TV aberta, a Globo terá concorrência de peso. Além do SBT, a Record também estuda entrar na disputa, embora ainda não tenha definido sua estratégia.

Libertadores passará somente no Grupo Globo até 2026; SBT e Record brigam por monopólio depois disso – Foto: Marcelo Endelli/Getty Images
Foco no esporte
O interesse do SBT faz parte de uma tentativa mais ampla de reposicionar sua grade com mais conteúdo esportivo. A emissora tem contrato com a UEFA Champions League até 2027, exibindo os jogos em parceria com a Warner Bros. Discovery, e chegou a negociar os direitos do Brasileirão Série A a partir de 2025, mas perdeu a disputa para a Record.

Veja também
Jogo do Campeonato Brasileiro da Série C pode ser anulado por erro de direito e caso já está no STJD
Agora, com poucas opções de grandes eventos disponíveis, a Libertadores e a Sul-Americana aparecem como oportunidades estratégicas para consolidar sua presença no futebol e voltar a atrair grandes marcas e públicos em dias de jogos decisivos.