
O futebol mundial está de luto. Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, morreu nesta quinta-feira (3) após um acidente de carro na região de Zamora, na Espanha. Ele tinha 28 anos. A informação foi confirmada oficialmente pela Federação Portuguesa de Futebol.
De acordo com o Corpo de Bombeiros local, o jogador estava acompanhado do irmão, André Silva, de 26 anos, que também não resistiu ao impacto. O acidente ocorreu a cerca de 250 quilômetros da capital espanhola, Madrid.
Clube e federação lamentam a perda
A Federação Portuguesa publicou uma nota oficial confirmando a tragédia e expressando solidariedade aos familiares. Diogo Jota era presença frequente nas convocações da seleção e vinha se preparando para a sequência da temporada 2025/26.
Clubes brasileiros e europeus prestam homenagens
Diversos clubes do Brasil manifestaram pesar pela morte do atacante. Corinthians, Botafogo, Fluminense, Santos, São Paulo e Flamengo publicaram mensagens nas redes sociais lamentando o falecimento de Jota e de seu irmão.
“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do atacante português do Liverpool Diogo Jota e de seu irmão André Silva, jogador do Penafiel de Portugal, após um acidente de carro na cidade de Zamora, na Espanha. O Corinthians deseja os mais sinceros sentimentos aos amigos, fãs e familiares”, diz o comunicado do clube paulista.
Na Europa, clubes como Chelsea, Manchester City e além de portugual, o Porto também prestaram suas homenagens:
- Chelsea FC: “Todos no Chelsea estão devastados com o trágico falecimento de Diogo Jota e seu irmão, André.”
- Manchester City: “Estamos chocados e tristes com a notícia devastadora. Nossas sinceras condolências à família e a todos do Liverpool.”
- FC Porto: “É com choque e profundo pesar que enviamos nossas condolências. André Silva também foi nosso atleta nas categorias de base.”



Carreira promissora e trajetória no futebol europeu
Nascido em Massarelos, Portugal, Diogo Jota iniciou sua carreira no Paços de Ferreira. Depois, passou por clubes de peso como Atlético de Madrid, Porto e Wolverhampton, até ser contratado pelo Liverpool em 2020.
Rápido, técnico e versátil, Jota se destacou como uma das principais peças do time de Jürgen Klopp, sendo decisivo em partidas importantes e colecionando títulos, além de participações regulares na seleção portuguesa.
A notícia causou forte comoção no mundo do futebol. Atletas, ex-jogadores e torcedores prestaram homenagens ao atacante nas redes sociais.