Press ESC to close

Maravilhas arquitetônicas: os 25 maiores estádios do mundo

Quando se fala em estádios imponentes no mundo do desporto e do futebol, há recintos que se destacam tanto pela sua capacidade, como pela sua relevância histórica e cultural, alguns factores que são essenciais. Nos últimos tempos, a modernidade e a tecnologia também foram agregadas como fatos a destacar.

Os 25 maiores estádios do mundo.
© Getty ImagesOs 25 maiores estádios do mundo.

Esses estádios são verdadeiras maravilhas arquitetônicas que reúnem milhares de torcedores em eventos e shows esportivos. São palco de momentos históricos que marcam gerações. Nesta lista apresentamos os 25 maiores estádios do mundo, ordenados pela sua capacidade. Saiba quem são esses gigantes do entretenimento e o que os torna tão especiais.

25. Stadio Giuseppe Meazza

(Getty Images)

(Getty Images)

O Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, é um recinto desportivo localizado na cidade de Milão, Itália. AC Milan e Inter, rivais esportivos, jogam lá em casa. Foi inaugurado em 1926, mas desde então foram realizadas diversas reformas que aumentaram sua capacidade. Atualmente, tem capacidade para 80.018 espectadores.

Uma das reformas mais importantes que o estádio recebeu ocorreu em 1990, quando sediou (incluindo a partida de abertura) a Copa do Mundo. Também sediou a Copa do Mundo de 1934, a Euro 1980, a Liga das Nações da UEFA em 2021 e quatro finais da Liga dos Campeões, a última delas em 2016. Além disso, San Siro foi confirmado como sede da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

24. Stade de France

(Getty Images)

(Getty Images)

É um recinto desportivo localizado em Saint-Denis, município que faz fronteira com o norte da capital francesa. Inaugurado em 28 de janeiro de 1998, com partida entre França e Espanha, é o maior estádio francês, com capacidade que chega a 80.698 espectadores, permitindo que a configuração multifuncional de suas arquibancadas inferiores retráteis seja utilizada para outras modalidades esportivas.

Símbolo do desporto francês, é o seu estádio de referência nacional, acolhendo os jogos em casa das seleções francesas de futebol e de rugby, além de ser palco habitual das finais da Taça de França de futebol e do Top 14 de rugby. Como estádio olímpico, sediou as provas de atletismo e rugby de Paris 2024. Também sediou a Copa do Mundo de 1998 (incluindo a final), a Euro 2016 e diversas finais da Liga dos Campeões (2000, 2006 e 2022).

23. Signal Iduna Park

(Getty Images)

(Getty Images)

O Estádio da Vestfália é um recinto esportivo de propriedade do Borussia Dortmund, localizado na cidade de Dortmund, na Vestfália, na Alemanha. Sua construção original começou em 1965, pensando em ter um novo estádio para a Copa do Mundo de 1974 (inaugurado em 2 de abril daquele ano). Em seguida, foi realizada uma grande reforma para a edição da Copa do Mundo de 2006.

É um dos estádios de futebol mais famosos da Europa e é conhecido pelo seu excelente ambiente. Tem capacidade para 81.365 espectadores (em pé e sentados) para jogos nacionais, sendo o maior da Alemanha e uma capacidade internacional de 66.099 (só sentados) e só na bancada sul são 24.451 lugares, a maior área em pé da Europa.

22. Luzhniki Stadium

(Getty Images)

(Getty Images)

O estádio, que foi construído para os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, costuma ser utilizado para jogos de futebol, especificamente do Spartak Moscou. Sua capacidade total é de 81.500 lugares, todos cobertos, e está localizado no bairro Luzhniki, cerca de 5 km a sudoeste do Kremlin. O nome deriva dos prados na curva do rio Moscou, onde o estádio foi construído.

Devido ao clima extremo da Rússia, foi um dos poucos grandes estádios europeus a utilizar campo com piso artificial. Para a Copa do Mundo de 2018, da qual foi sede principal, foi instalado um sistema híbrido, com 95% de grama natural. É um dos poucos estádios que sediou os dois eventos esportivos mais importantes do mundo: os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol. Em ambas as ocasiões como cenário para as cerimônias de abertura e encerramento.

21. Estádio Internacional de Jacarta

(Redes Sociais)

(Redes Sociais)

Localizado na cidade de Jacarta, na Indonésia, tem capacidade para 82 mil espectadores, sendo o maior estádio do país. A construção começou no final de 2019 e foi concluída em abril de 2022. É a casa do Persija Jakarta, clube da Liga da Indonésia, e de alguns jogos da seleção indonésia de futebol.

Possui teto retrátil (o primeiro do país) e aparece entre os de maior capacidade da Ásia e com mais tecnologia. A altura total do estádio é de 73 metros, o que o torna um dos mais altos do mundo. Sua fachada apresenta um padrão de listras de tigre desenhado com a cor e o mascote de Persija, enquanto o formato do estádio em si é inspirado nas roupas tradicionais de Betawi.

20. MetLife Stadium

(Getty Images)

(Getty Images)

Com capacidade para 82.566 pessoas e um custo de US$ 1,7 bilhão, a MetLife é uma das instalações esportivas mais caras do mundo. Embora normalmente sirva como sede dos times da NFL, New York Giants e New York Jets, também já sediou inúmeros jogos de futebol ao longo dos anos e está programado para sediar a final da Copa do Mundo de 2026.

Localizado no subúrbio de Meadowlands, na cidade de East Rutherford, Nova Jersey, o estádio é revestido de alumínio com luzes internas que podem fazer com que ele adquira qualquer cor por fora. Foram dezenas de amistosos entre as principais seleções do mundo que aconteceram neste palco, incluindo a sede da Copa América de 2016 (incluindo a final em que o Chile derrotou a Argentina) e a Copa América de 2024.

19. Australia Stadium

(Getty Images)

(Getty Images)

O Accor Stadium, também conhecido como Stadium Australia, foi construído para sediar os Jogos Olímpicos de 2000. Originalmente com capacidade para 115 mil espectadores, sua capacidade foi reduzida no início dos anos 2000 e atualmente comporta 83,5 mil pessoas. É o segundo maior estádio da Austrália e um dos mais modernos que existem atualmente.

O estádio sediou cinco partidas, incluindo a final, da Copa do Mundo Feminina de 2023 e também é usado regularmente pela seleção australiana de futebol masculino. Além disso, são disputados jogos da liga nacional de rugby e também é frequentemente utilizado pela seleção nacional. Precisamente, foi uma das sedes da Copa do Mundo de Rugby em 2003.

18. Salt Lake Stadium

(Imago)

(Imago)

Salt Lake Stadium, oficialmente conhecido como Vivekananda Yuba Bharati Krirangan, é o maior estádio de futebol da Índia (pode acomodar 85.000 espectadores). Localizado na cidade de Calcutá, é a casa do East Bengal FC, embora o time raramente lote o estádio, pois tem em média cerca de 20 mil espectadores por jogo.

O estádio construído em 1984 tornou-se o segundo maior estádio do mundo, com capacidade para 120 mil pessoas. Em 2013, após uma grande remodelação com vista a torná-lo um estádio mais confortável, foram instaladas poltronas individuais em todo o estádio, o que reduziu a capacidade aos números atuais.

17. Estádio Santiago Bernabéu

(Getty Images)

(Getty Images)

História pura. Um dos cenários míticos do planeta, a Casa Branca do futebol mundial. A sua construção iniciou-se na década de 1940 e a sua inauguração oficial ocorreu em 1947, embora, a partir de então, tenham sido realizadas sucessivas remodelações que acabaram por ampliar a capacidade inaugural para 25 mil lugares. A última grande reforma foi concluída em 2024, elevando o estádio a uma capacidade para cerca de 85 mil pessoas.

A casa do Real Madrid não está apenas entre os estádios com maior capacidade do mundo, mas também possui a mais moderna tecnologia e inovações que a diferenciam dos demais: uma fachada envolvente, um teto retrátil, um placar de vídeo de 360 ​​graus e o surpreendente Skywalk, que oferece vistas impressionantes do interior do estádio e da cidade de Madrid.

16. Estádio Monumental

(Getty Images)

(Getty Images)

Localizado em a cidade de Buenos Aires, o Estádio Más Monumental é a casa do lendário River Plate. Após uma série de atualizações e modernizações realizadas nos últimos anos, atualmente tem capacidade para 85.018 espectadores. Por esta característica é sede habitual da seleção argentina para seus jogos oficiais e amistosos.

O maior estádio esportivo, não só do país, mas de toda a América do Sul, é o palco que sediou a final da Copa do Mundo de 1978 (vencida pela Argentina) e as finais da Copa América de 1987 e 2011. Além desses números, o recorde de público teria ocorrido em 1975, em uma partida entre River e Racing, com pessoas lotando o estádio e ocupando até a pista de atletismo, permitindo até 100 mil espectadores.

15. Borg El Arab Stadium

(Redes Sociais)

(Redes Sociais)

Inaugurado em 2006, está localizado na área próxima a Borg el Arab, Alexandria, Egito. Tem capacidade para 86 mil espectadores e foi projetado e construído pelo Corpo de Engenheiros das Forças Armadas Egípcias. É o terceiro maior estádio de África e foi originalmente encomendado como um dos cinco estádios de nível internacional para a candidatura do Egipto à sede do Campeonato do Mundo de 2010 (a FIFA acabaria por escolher a África do Sul).

Mesmo assim, o estádio não foi totalmente desperdiçado. Hoje, é usado pela seleção egípcia, bem como por vários times da Premier League egípcia. Além disso, desde a temporada 2015-16 é sede da partida final da Copa do Egito.

14. Estádio Nacional Bukit Jalil

(Getty Images)

(Getty Images)

Ele está localizado no Complexo Esportivo Nacional Sukan Negara, na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. O local tem capacidade para 87.411 espectadores e é o maior estádio do Sudeste Asiático e, sem dúvida, um dos mais destacados da região.

Inaugurado em 1998, é o habitual local onde a Seleção Malaia de Futebol disputa os seus jogos. Além disso, já sediou a Copa Asiática e os Jogos da Commonwealth Britânica. Sua fama e prestígio estão mais do que comprovados. Dada a paixão de países como a Malásia pela Premier League, o estádio acolhe frequentemente jogos das digressões asiáticas de pré-época das equipas inglesas. Liverpool, Arsenal, Manchester United e Chelsea jogaram lá.

13. Estádio Azteca

(Imago)

(Imago)

Um dos estádios mais lendários da história do futebol, com capacidade para 87.520 pessoas, já sediou duas finais de Copa do Mundo. Este recinto desportivo testemunhou, por exemplo, as exibições de Pelé e Diego Armando Maradona nos Mundiais de 1970 e 1986, respetivamente (com títulos do Brasil e da Argentina incluídos).

O Azteca também é um ícone do futebol mexicano, pois já foi palco de inúmeras partidas da seleção nacional e de times como Cruz Azul ou Club América. Além de sua capacidade atual, o estádio tem um recorde de 132.247 pessoas que se reuniram para assistir a uma luta de boxe entre Julio César Chávez e Greg Haugen em fevereiro de 1993.

12. Lusail Stadium

(Imago)

(Imago)

Este estádio localizado em Lusail, cidade insular do Estado do Qatar, tem capacidade para 88.966 espectadores. O moderno local foi uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2022 (a primeira vez que foi realizada no Oriente Médio) e ficou para a história como o local onde a Argentina conquistou seu terceiro título. Em 2024, também sediou a final da Copa Intercontinental, na qual o Real Madrid venceu o time mexicano Pachuca.

Aproximadamente 20 quilômetros ao norte de Doha, este estádio multiuso tem telhado revestido de prata, sua fachada é revestida com revestimento dourado e oferece camarotes e um hotel de luxo para os espectadores. Devido às altas temperaturas do Qatar, que chegam a 50°C no verão, também possui um sistema de refrigeração para suportar as altas temperaturas.

11. Wembley Stadium

(Getty Images)

(Getty Images)

Localizada na cidade de Londres, é sede da seleção inglesa de futebol e recebe anualmente as finais da FA Cup, da Copa da Liga Inglesa e do Community Shield. Após a moderna reforma realizada há alguns anos, tornou-se um dos maiores estádios do mundo: tem capacidade para 90 mil espectadores.

Sem dúvida, Wembley é pura história do futebol. Entre os seus eventos importantes, também aparecem algumas finais da Liga dos Campeões e a final do Euro 2020, que foi realizada com um ano de atraso devido à pandemia causada pelo COVID. O estádio é coroado por um arco de 134 metros de altura, visível de toda a capital inglesa.

10. Beijing National Stadium

(Getty Images)

(Getty Images)

Comumente conhecido como Ninho de Pássaro (parece um), o Estádio Nacional de Pequim foi construído para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2008. Desde então, tem sido usado durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2022, bem como pelas seleções chinesas de futebol.

Com capacidade para 91.100 espectadores, sua construção custou impressionantes US$ 423 milhões. Seu nome coloquial se deve à malha de aço que reveste seu exterior. É ainda revestido por uma membrana transparente e está equipado com sistema de energia solar e captação de águas pluviais para irrigação e limpeza.

9. Cotton Bowl Stadium

(Imago)

(Imago)

O Cotton Bowl Stadium em Dallas, Texas, foi o lar de vários times de futebol americano ao longo dos anos, incluindo o SMU Mustangs, o Dallas Cowboys e o Dallas Texans. Mas também foi sede do Dallas Tornado e do FC Dallas, além de ter sido uma das nove sedes utilizadas para a Copa do Mundo de 1994.

O estádio passou por uma reforma completa em 2008 que incluiu a ampliação da capacidade do estádio, passando de quase setenta mil para 92.100 espectadores, a maioria deles através do fechamento completo do segundo convés. Acrescentou também novo placar e tela de vídeo, nova iluminação e substituição de todas as poltronas do estádio.

8. Rose Bowl Stadium

(Getty Images)

(Getty Images)

Com capacidade para 92.600 espectadores, este icónico estádio já foi palco de inúmeras finais e eventos desportivos de alto nível na Europa. Localizada na cidade de Pasadena, a poucos passos da cidade de Los Angeles, é uma das maiores de toda a América.

Outro gigante em solo americano, conhecido por sediar eventos de futebol e futebol americano. Da mesma forma, diversas partidas da Copa do Mundo de 1994 também foram disputadas no Estádio Rose Bowl, na Califórnia, e foi palco da consagração do Brasil na disputa do título contra a Itália. Também sediou os Jogos Olímpicos de 1984.

7. New Administrative Capital Stadium

(Redes Sociais)

(Redes Sociais)

Inaugurado em junho de 2023, o Estádio Administrativo da Nova Capital, também conhecido como Estádio Misr, é o maior do Egito e o segundo maior de toda a África. Com capacidade para 94.650 mil pessoas, seu telhado foi projetado para representar o cocar e o colar real da antiga rainha egípcia, Nefertiti.

O custo de construção foi de 900 milhões de libras egípcias, um valor quase inédito para um investimento desta magnitude (menos de 20 milhões de dólares). O estádio foi construído para substituir o Estádio Internacional do Cairo e com o objectivo de permitir ao Egipto apresentar a sua candidatura para acolher grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo de Futebol. A seleção egípcia de futebol joga aqui.

6. Soccer City Stadium

(Getty Images)

(Getty Images)

O Soccer City é o maior estádio da África. Fica em Joanesburgo, na África do Sul, e é o local onde a Espanha se sagrou campeã mundial, ao sediar a final da Copa do Mundo de 2010. Tem capacidade para 94.736 espectadores. Foi palco da última aparição pública de Nelson Mandela antes de sua morte em 2013, bem como de seu serviço memorial.

A maioria dos assentos são laranja com apenas 10 linhas pretas finas, indicando direções para os outros 9 estádios restantes da Copa do Mundo e a 10ª linha leva a Berlim, onde terminou a edição anterior. Anos antes, o Soccer City também fez história: em 1996, a Seleção Sul-Africana de Futebol conquistou seu primeiro título na Copa Africana de Nações.

5. Camp Nou

(Getty Images)

(Getty Images)

A casa do FC Barcelona, ​​uma das equipas mais emblemáticas do futebol mundial, tem capacidade para 99.350 espectadores e é o maior estádio da Europa. É um ícone do esporte, pois além dos jogos do Barça e das finais da Liga dos Campeões (como a de 1999), também foi sede da final dos Jogos Olímpicos de 1992.

O Spotify Camp Nou também é uma referência musical, já que grandes artistas têm dado shows neste local. Com as atuais reformas, poderá ampliar sua capacidade para 105 mil espectadores, o que o colocaria no pódio dos maiores campos de futebol do mundo.

4. Melbourne Cricket Ground

(Getty Images)

(Getty Images)

A Austrália não fica atrás com este estádio histórico, com capacidade para 100.024 pessoas, sendo o centro esportivo e de entretenimento mais importante do país oceânico. Está localizada em Melbourne, capital do estado australiano de Victoria e a cidade mais populosa da Austrália e da Oceania.

O estádio já sediou eventos como as Olimpíadas de Melbourne em 1956 e os Jogos da Commonwealth em 2006. Atualmente hospeda partidas de futebol australiano, rúgbi e, às vezes, futebol. A grande final da AFL, a união de rugby da Australian Football League, é disputada no Cricket Ground desde 1902.

3. Ohio Stadium

(Imago)

(Imago)

Conhecido como The Horseshoe por seu design exclusivo, o Ohio Stadium acomoda impressionantes 102.780 pessoas e é a casa do time de futebol americano Ohio State University Buckeyes. De 1996 a 1998, foi também a casa do Columbus Crew da Major League Soccer.

Com seu particular setor aberto na zona sul, o estádio tem o formato de uma ferradura, o que não mudou nas constantes reformas que aumentaram sua capacidade. Entre a grande quantidade de eventos especiais que o estádio sediou, está a partida entre Chelsea e Manchester City, que aqui se enfrentaram pela Florida Cup de 2024.

2. Michigan Stadium

(Getty Images)

(Getty Images)

Conhecido como The Big House, este estádio é orgulho dos Estados Unidos e tem capacidade para 107.601 espectadores, destacando-se por ser o maior do continente americano. Geralmente não recebe jogos de futebol, mas sim jogos de futebol americano.

Este estádio localizado em Ann Arbor pertence à Universidade de Michigan, por isso recebe periodicamente inúmeros jogos da liga universitária de futebol americano, competição que causa verdadeira sensação entre os americanos. Tem um histórico chocante: de novembro de 1975 até hoje não houve nenhum jogo com público inferior a 100 mil pessoas.

1. Rungrado May Day Stadium

(Redes Sociais)

(Redes Sociais)

O maior estádio de futebol do mundo fica em Pyongyang, na Coreia do Norte, e tem capacidade para 114 mil espectadores. Foi inaugurado em 1989 e é sede da seleção de futebol do país asiático. Este colossal estádio, localizado na capital norte-coreana, é de longe o maior estádio de futebol do mundo. Seu formato lembra um paraquedas e, numa conotação simbólica diferente, uma flor de magnólia.

Originalmente tinha capacidade para mais de 150 mil pessoas, mas sua capacidade foi reduzida durante as reformas em 2014. Várias seleções nacionais da Coreia do Norte jogam aqui. Devido ao seu tamanho, o estádio já sediou muitos eventos notáveis, estabelecendo o recorde mundial de público de luta livre com 190 mil espectadores em 1995.

Extra: Hassan II Stadium

(Redes Sociais)

(Redes Sociais)

Marrocos iniciou uma das construções mais ambiciosas da história do desporto: o Grande Estádio Hassan II. Localizado perto de Casablanca, este majestoso local terá capacidade para 115.000 pessoas.  A sua inspiração vem da tradicional carpa marroquina mousssem, o que lhe dará uma identidade única. Além disso, sua cobertura de alumínio se estenderá além da estrutura principal, integrando acessos e áreas verdes em um ambiente harmonioso e moderno.

O estádio tem conclusão prevista para 2028, com o objetivo de ser uma das principais sedes da Copa do Mundo FIFA de 2030. Marrocos, juntamente com Espanha e Portugal, serão co-anfitriões do torneio e este estádio desempenhará um papel fundamental na competição.

Source link