
Reconhecido por muitos como um dos melhores jogadores de futebol da atualidade e, sem dúvida, um dos mais talentosos pela sua dupla virtude como craque e goleador. Por condições inatas, audácia, capacidade e conquistas, seu nome já figura entre os maiores da história do Brasil.
Neymar da Silva Santos Júnior nasceu em 5 de fevereiro de 1992 em Mogi das Cruzes, São Paulo. Com apenas 1,75 metros, exibe um estilo que se caracteriza pela magia, túneis, tacos e ações de fantasia… ou seja, um fiel expoente do jogo bonito. A verdade é que a vida do astro não tem sido fácil, ele teve que superar dificuldades e obstáculos, o que o levou a viver constantes altos e baixos que parece estar sempre preparado para superar. Através do Bolavip, conheça os aspectos mais importantes e interessantes do menino que saiu das favelas e conquistou o mundo.
Dificuldades em sua infância

(Redes Sociais)
Neymar nasceu em uma família onde não faltou nada, mas também não sobrou nada. O próprio jogador narrou como foi sua infância em Mogi das Cruzes, região onde era comum a criminalidade e a venda e consumo de drogas. “Morávamos em casa da minha avó, entre tias e primos e avós, éramos 9 pessoas numa casa de três assoalhadas. Havia muitas dificuldades, quando um ia dormir os outros também tinham que ir porque o colchão era do tamanho do quarto e quando ‘descia’ era para todos”, disse.
Ele conseguiu superar os obstáculos que a vida colocou à sua frente. Com a mudança da família para o Santos, ele começou a jogar futebol no Peixe e, aos 17 anos, estreou no time titular. “Minha infância foi um pouco difícil. Não tínhamos muito dinheiro, mas nunca saía com fome. Meu pai sempre cuidou disso. Eu não tinha o que meus amigos tinham, porque eles tinham mais dinheiro, mas não acho que fiquei infeliz”, reconheceu o futebolista.
Um acidente que o marcou

(Redes Sociais)
Apesar daquela infância dura e marcada pela austeridade junto com o resto da família, esse aspecto não foi a única coisa que marcou sua infância. Ney passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida quando tinha apenas 6 meses de idade. Seu pai dirigia o carro em que a família viajava, mas teve que desviar para evitar uma colisão frontal com outro veículo e este quase capotou, após o que não encontraram o bebê Neymar, que finalmente estava quase embaixo de um assento, onde havia caído no meio da manobra.
Na biografia intitulada Neymar. Conversa entre pai e filho, o pai do atacante canarinha reconheceu que tanto ele quanto a esposa e mãe do craque, Nadine, pensaram que perderiam o filho. A mãe do pequeno Neymar admitiu: “Prestada pelo desespero e por uma dor insuportável, orei a Deus para que me levasse em vez de ‘Juninho (era assim que chamavam Neymar)”. Finalmente, o jogador de futebol conseguiu superar esse trauma, sem consequências físicas.
Família esportiva

(Getty Images)
Toda a carreira de Neymar Jr. não seria entendida da mesma forma sem a figura de seu pai, Neymar da Silva Santos. Sempre ao seu lado, por mais alguns anos nas sombras, foi ele quem controlou tudo relacionado à imagem e carreira do futebolista. Ele dirige a NR Sports, empresa que representa e conduz a comunicação da estrela global, e construiu um império ao seu redor.
O pai do craque brasileiro também era jogador de futebol. Jogador discreto, não passou das divisões inferiores, embora tenha jogado por vários clubes do Brasil. Segundo quem o viu jogar, era um jogador sério e muito discreto. Ou seja, o completo oposto de seu filho. Em 1996 se aposentou e por alguns anos atuou em diversos empregos, como pedreiro, mecânico e agente de trânsito. Tudo mudaria quando, desde muito jovem, viu que Neymar Jr. tinha dom para o futebol. Não demorou muito para que se lançasse na carreira, que ao longo dos anos se tornou geradora de muitos milhões de dólares.
P.S.: Sua irmã mais nova, Rafaella Beckran, também é jogadora profissional de futebol. Ela jogou pelo time feminino do Santos FC antes de se aposentar do futebol para se concentrar na carreira na moda.
Um pé menor que o outro

(Getty Images)
Poucos sabem que o pé esquerdo de Neymar é quase meio centímetro menor que o direito. Por isso, você deve usar botinhas de diferentes tamanhos e marcas prepará-las de maneira especial. A origem da tortuosidade ou curvatura óssea em jogadores de futebol estaria relacionada à tensão exercida durante a fase de crescimento.
Outros, que conhecem um pouco mais sobre o assunto e já estudam o assunto há vários anos, preferem chamá-lo de Genu Varo. Essa condição faz com que os joelhos se curvem, fazendo com que um deles carregue mais peso que o outro. Isso expõe você a lesões frequentes.
Começos no futsal

(Redes Sociais)
Tinha sempre uma bola ao seu lado e não parava de jogar, antes e depois da escola. O atacante do Verdeamarelha não conseguia se separar da bola de futebol. Os truques, a técnica e a velocidade de pensamento, tudo isso ele desenvolveu naquela época, jogando na rua… e no futsal. Sim, os primeiros passos de Neymar foram no humilde clube social Tumiaru.
Vídeos da época mostram o talento intrínseco que é uma marca registrada de seu estilo de jogo. Pelas suas condições, estaria entre os melhores jogadores da modalidade, mas no meio da carreira indoor ingressou nas categorias de base do Santos FC. Ele tinha apenas 11 anos e ali começaria outra história.
Entre o ídolo e o filho

(CBF)
Um dos maiores ídolos de Neymar sempre foi Robinho. “Desde muito pequeno sempre fui apaixonado por tudo que fazia e sempre quis ser como ele”, respondeu em entrevista quando questionado sobre seus ídolos.
Ney teve o privilégio de dividir time com ele no Santos no início. Bom, na volta ao Peixe, Neymar se viu no elenco com um jovem muito talentoso de 17 anos chamado Robson Junior e, você não vai acreditar mas sim, ele é filho do Robinho. Ney não hesitou em comentar com Robson em foto no Instagram: “Seu pai cuidou de mim e eu cuidarei de você”.
Seu lugar no mundo

(Redes Sociais)
Em sua juventude, Neymar se mudou para São Vicente. Posteriormente, foi para Santos, atuando nas categorias de base do Santos Futebol Clube ainda com 11 anos. Com o avanço da sua carreira, que se tornava cada vez mais promissora, a família comprou uma casa perto da Vila Belmiro e começou então a ascender socialmente.
Sua chegada oficial ao Santos ocorreu em 2003, estreando na equipe principal anos depois. Logo de início, o atacante era visto como um jogador muito promissor, uma verdadeira joia do futebol brasileiro. Nesse sentido, teve uma grande atuação logo no começo.
A estreia desejada

(Redes Sociais)
Estreou-se profissionalmente pelo Santos em 2009, aos 17 anos, e rapidamente se consolidou como um dos jovens talentos mais promissores do futebol brasileiro. Ajudou o Santos a vencer a Copa do Brasil em 2010 e a Copa Libertadores em 2011, marcando gols cruciais em ambos os torneios e tendo a possibilidade de disputar o campeonato Mundial de Clubes da FIFA.
Rapidamente, Neymar se tornou um dos destaques da Equipe, se tornando a relevação do Campeonato Paulista. Nesse primeiro campeonato, ele foi o melhor jogador. No ano de 2012, se tornou o maior artilheiro da história do Santos depois da era pós-Pelé. Nesse período ele conquistou novamente o Paulistão, sendo o artilheiro da competição. Também conquistou a Recopa Sul-Americana daquele ano. No 2013, a joia santista deixava o clube para jogar no Barcelona.
Chegada à Canarinha

(Getty Images)
Em 2011, Neymar estreou pela Seleção Brasileira e rapidamente se tornou um dos principais jogadores do time. Ele estreou com apenas 18 anos e já disputou 3 Copas do Mundo. A primeira em 2014, onde marcou 4 gols; o segundo em 2018 na Rússia, somando 2 gols e o último no Catar 2022, onde marcou contra a Coreia do Sul na Fase de Grupos e vs. Croácia nas quartas de final.
Com 79 gols em 125 jogos pelo Brasil desde sua estreia, Neymar se tornou o artilheiro da Canarinha, superando a marca histórica de Pelé. Ajudou o time a conquistar a Copa das Confederações em 2013 e a tão esperada e cobiçada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, na edição Rio 2016.
O herói de ouro

(Getty Images)
Neymar desempenhou um papel crucial na vitória do Brasil na final dos Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro. A medalha de ouro foi a primeira do Brasil no futebol masculino nas Olimpíadas, daí a magnitude da conquista e a importância do futebol e do esporte para o país. Ney foi o capitão daquela seleção brasileira e marcou um total de 4 gols no torneio, incluindo uma cobrança de falta crucial na definição contra a Alemanha.
Após o jogo terminar empatado em 1 a 1, Neymar converteu o pênalti decisivo na disputa de pênaltis para finalizar a garantia do título para o Brasil. O desempenho de Neymar nos Jogos Olímpicos foi amplamente elogiado e ele foi visto como uma figura chave no sucesso do Brasil.
Salte para a Europa

(Getty Images)
As atuações de Neymar no Santos e na seleção brasileira atraíram a atenção dos principais clubes europeus, e ele acabou ingressando no FC Barcelona em 2013. Ele formou um trio de ataque letal com Lionel Messi e Luis Suárez, conquistando vários títulos nacionais e internacionais, incluindo a Liga dos Campeões da UEFA em 2015.
Na temporada de estreia, Neymar chegou aos 50 gols pelo clube, fez seu primeiro hat-trick em uma partida da Liga dos Campeões contra o Celtic e também se sagrou campeão da Supercopa da Espanha. Nas duas campanhas seguintes, venceu a La Liga e a Copa del Rey da Espanha, bem como a UEFA Champions League. Em 2015 conquistou outros dois grandes títulos pelo Barça: a Supercopa Europeia e o Mundial de Clubes da FIFA.
O mais bem pago do mundo

(Getty Images)
Em meados de 2016, um ano depois de conquistar a tripla coroa com o Barça, renovou o contrato com o clube do Barça até 2021. Mas, para surpresa de muitos, apenas um ano depois deixou o clube pela porta dos fundos, rumo ao PSG para a transferência mais alta da história (222 milhões de euros) e depois de um verão que dificilmente será esquecido em torno do Camp Nou.
Sua presença no futebol no PSG era irregular. Apesar disso, conquistou o Campeonato Francês em cinco ocasiões, conquistou3 vezes a Copa da França, 2 vezes a Copa da Liga Francesa e tambem 4títulos da Supercopa da França. Quando estava em forma, sua qualidade e desempenho correspondiam às expectativas, mas para a imprensa e muitos torcedores sua imagem já estava atrelada a qualquer tipo de escândalo.
Lesões e mais lesões

(Getty Images)
Neymar Jr. teve várias lesões graves ao longo de sua carreira. Em fevereiro de 2018 sofreu uma fratura no metatarso e ficou 90 dias fora das competições. No início de 2019, sofreu uma lesão no pé que somou mais 85 dias de recuperação sem pisar na grama e poucas semanas depois de retornar, em junho de 2019, durante um amistoso contra o Catar, sofreu uma ruptura no ligamento do tornozelo direito. A lesão o deixou de fora da Copa América 2019 e da final do Trophée Des Champions.
A carreira desportiva do futebolista parecia estagnada, principalmente, devido a repetidas lesões. O astro fechou o ano de 2021 com uma lesão no tornozelo da qual não se recuperou totalmente, até ser submetido a uma cirurgia no início de março de 2023, que foi o epílogo de sua saída do PSG. E para piorar a situação, em outubro de 2023 sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo durante uma partida contra o Uruguai que o afastou dos gramados por praticamente um ano. Mas, embora muitos já tenham condicionado como seria a sua continuidade em alto nível, ele está de volta e recuperou a explosividade e o drible, qualidades que o tornaram uma estrela mundial.
Uma aposta que não foi

(Getty Images)
Em agosto de 2023, assinou importante contrato com o Al-Hilal da Arábia Saudita, semanas depois, pela enésima vez, especulava-se um retorno ao Barcelona. Logicamente, esta aposta fez com que a opinião pública se manifestasse, o criticasse duramente e até falasse no fim da sua carreira desportiva.
Mas o talento não se perde e Neymar se rebelou contra as críticas, marcando três gols nos primeiros cinco jogos com sua nova equipe, demonstrando sua intenção de recuperar o tempo perdido… Até que em outubro, apenas um mês e meio após sua chegada, ele se lesionou novamente jogando pela seleção: uma ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho esquerdo que o manteve fora de campo até o início de 2025.
Cheio de prêmios

(Getty Images)
É verdade que, ao longo de sua carreira de sucesso, Ney não conseguiu ganhar a Bola de Ouro, embora tenha ficado em terceiro lugar duas vezes: nas edições de 2015 (seu companheiro de Barcelona, Leo Messi, foi quem a conquistou) e de 2017 (desta vez Cristiano Ronaldo foi o vencedor). Mas a realidade também indica que, graças às suas atuações, recebeu inúmeros prêmios.
Neymar ganhou um recorde de seis prêmios Samba Gold (melhor jogador de futebol brasileiro na Europa), foi nomeado duas vezes no FIFA FIFPro World11, duas vezes na Seleção do Ano da UEFA e três vezes na Seleção da Temporada da UEFA Champions League. Além de um grande número de premiações individuais com o Santos e a Seleção, em nível nacional e continental.
Seu papel como ator

(Captura TV)
Neymar é um grande jogador de futebol, mas também tem habilidades de atuação. Ele sempre dizia que adoraria vivenciar os sets e no final acabaria vivendo diversas experiências naquele mundo. O atacante finalmente conseguiu realizar um de seus sonhos quando foi convidado a participar do filme xXx: O Retorno de Xander, dividindo a tela com os populares atores Vin Diesel e Samuel L. Jackson.
E isso seria apenas o começo. Uma de suas últimas participações foi na aclamada série espanhola La Casa de Papel, série em que Neymar fez uma participação especial e interpretou um monge em dois episódios. Embora seu papel não tenha sido protagonista, ele deixou uma marca inesquecível nos fãs da série e abriu as portas para possíveis futuras incursões no mundo da atuação. Além disso, trabalhou em novelas e videoclipes brasileiros.
Pai de 4

(Redes Sociais)
Neymar Jr. sempre assumiu o papel de pai, apesar dos altos e baixos de sua vida pessoal e esportiva. Ele tem quatro filhos com três mulheres diferentes. Com apenas 19 anos, era pai de Davi Lucca, fruto do relacionamento com Carolina Dantas. Em outubro de 2023 nasceu Mavie, sua primeira filha com Bruna Biancardi. E, oito meses depois desse nascimento, o atacante tornou-se pai de Helena pela terceira vez, fruto do breve relacionamento com a influenciadora Amanda Kimberlly. Agora, ele está de volta com Biancardi, a quem pediu desculpas publicamente depois que sua infidelidade veio à tona.
Além deles, há um bebê a caminho. Sim, é o quarto filho do astro, logicamente com a atual companheira Bruna Biancardi. Em dezembro de 2024 anunciaram oficialmente que esperavam o segundo filho juntos (sabe-se que será uma menina).
O retorno do ídolo

(Getty Images)
Em 2011, Neymar levou o Santos ao primeiro título da Copa Libertadores em 48 anos. O ídolo marcou seis gols naquela edição, incluindo dois na final contra o time uruguaio Peñarol. A partir daquele momento, ele sabia que seu retorno ao clube que o tornou reconhecido e mundialmente famoso aconteceria em algum momento. Embora talvez tenha acontecido quando ninguém (nem ele mesmo) imaginou.
No dia 30 de janeiro de 2025, Neymar anunciou seu retorno ao Santos FC por meio de um emocionante vídeo no Instagram. Inicialmente, seu empréstimo junto ao Al-Hilal estava em negociação, mas diante da recusa do clube saudita, o futebolista brasileiro optou por rescindir contrato e retornar ao Peixe como agente livre. Os objetivos iniciais de Neymar eram simples: reconectar-se com os torcedores, reacender sua paixão pelo futebol, melhorar sua condição física e ritmo de jogo… todos detalhes que vêm a calhar.
Futuro em Barcelona?

(Getty Images)
Depois de deixar o Al-Hilal, o avançado brasileiro regressou à sua casa de futebol para recuperar as sensações e depois de uma lesão no ligamento cruzado que para muitos colocou em xeque uma carreira destinada ao Olimpo do futebol. Com o passar das semanas foi-se revelando que o craque do Verdeamarelha já pensa no futuro e que sonha regressar ao Barcelona por um motivo convincente.
Embora a direção desportiva do clube não o considere uma prioridade, o seu agente, Pini Zahavi, insiste que o clube considere seriamente o seu regresso. O brasileiro estará livre após a passagem pelo Santos e estaria disposto a reduzir o salário para retornar ao Camp Nou. O Barça enfrenta um cenário financeiro incerto, mas nesta situação Neymar seria uma oportunidade de ouro: um reforço de classe mundial a custo zero. Além disso, Zahavi garante que o jogador está totalmente focado em recuperar sua melhor versão e que sua experiência pode proporcionar um salto diferencial ao time.
Desejo de taça

(Getty Images)
Se há um objetivo esportivo que ainda revela o sonho de Neymar é poder ser campeão mundial pela seleção. As experiências frustrantes que, por motivos diversos, teve que viver nas edições do Brasil 2014, Rússia 208 e Catar 2022, são apenas mais um motivo para tentar novamente naquela que, talvez, seja a última oportunidade de conquistar o troféu mais desejado.
Justamente, seu retorno ao país também tem entre seus motivos estar próximo da seleção nacional, para reconquistar sua vaga e se preparar da melhor forma para a Copa do Mundo de 2026, na qual, se chegar em boas condições físicas e esportivas, será mais uma vez uma figura essencial para a seleção e para o próprio torneio.
Deixe um comentário